ENTENDA O MISTÉRIO DA SÉRIE DARK ORIGINAL DA NETFLIX

By Karla Abelenda - dezembro 19, 2017

A última série de horror encolhida em Netflix é Dark , um horror de ficção científica alemã que começa com uma criança desaparecida na pequena e chata cidade alemã de Winden e termina com uma lembrança total e total de intervalos interligados. Alguns estão chamando isso do próximo Stranger Things , mas talvez seja pouco mais ... bem ... estranho.

É muito bom. Mas também é muito complicado.  

Para recapitular:

A série começa em 2019 com Michael Kahnwald, pai de Jonas, marido de Hannah pendurado e deixando uma nota dizendo 'não abrir até 4 de novembro às 10:13 pm'.
Corte para 4 de novembro, quando descobrimos que um garoto de cabelos ruivos chamado Erik Obendorf está faltando por duas semanas e o caso é atribuído ao policial Ulrich - o caso é muito pessoal para ele porque seu irmão adolescente faltou em Winden 33 anos atrás e nunca foi encontrado.
No dia 4, o filho de Ulrich, Mikkel, desaparece no bosque perto das cavernas, e no dia seguinte, um filho morto aparece na floresta com togs de 80 e um níquel com '1986' em volta do pescoço. Ele está carregando um Walkman e ele tem graves queimaduras ao redor de seus olhos e seus tímpanos estão completamente estourados.


O adolescente Jonas estava com Mikkel na noite do seu desaparecimento e resolve tentar encontrá-lo.
Na manhã seguinte, vemos Mikkel emergir da caverna na floresta onde ele faltou. Somente quando ele volta para a cidade, ele percebe que não é 2019, na verdade é 1986.
Essa série é focada no tempo de viagem entre três épocas: 1953, 1986 e 2019. A ação é totalmente definida em torno de Winden e está focada em quatro famílias: os Kahnwald, os Nielsens, os Dopplers e os Tiedmanns, que  viveu na cidade por gerações (o que é conveniente, já que os personagens costumam encontrar versões mais jovens de si e seus parentes quando viajam pela caverna).

Viagem no tempo

Isso se centra em torno de uma adega subterrânea onde Noah (mais sobre ele mais tarde) construiu uma máquina que abre buracos de minhoca de 33 anos (é 33 ​​anos por uma teoria de que, como um ano não é realmente exatamente 365 dias, é apenas a cada 33 anos onde as coisas estão completamente alinhadas e 'redefinir', aparentemente).
As crianças desaparecidas estão sendo usadas para testar a máquina do tempo, que atualmente não funciona corretamente e apenas as mata e despeja de volta na adega em outra época. Ao mesmo tempo, abre um buraco de minhoca nas cavernas para que Helge (mais sobre ele mais tarde também) possa atravessar, encontrar os corpos e afastá-los da caverna para ser encontrado. O garoto encontrado no episódio um é Mads, irmão de Ulrich, que desapareceu como adolescente em 1986 e aparece em 2019.

O estranho


Aprendemos que o estranho é de fato Jonas Kahnwald como um adulto. O estranho é um time-traveller que quer destruir o loop de tempo e planeja fazer isso com a ajuda de uma máquina criada pelo relojoeiro e perito em viagens Tannhaus. Noah afirma que é a tentativa do o estranho de fechar o loop que realmente o criou em primeiro lugar.

Noah


Noah é um padre assassino viajando no tempo, e ele está em guerra com Claudia (mais tarde) para controlar o tempo de viagem. No final da temporada, as origens de Noah ainda não são claras, embora haja pistas. Enquanto a maioria dos outros personagens que conhecemos em diferentes idades, nós nunca vemos Noah como um homem de meia-idade - ou pelo menos nós pensamos assim. O levantamento de seu sacerdote é uma enorme vantagem, uma vez que sua roupa não o amarra a uma era em particular.

Há uma implicação de que Noé poderia ser o marido afastado de Agnes Nielsen e do pai de Tronte - Tronte tem queimaduras de cigarro em seus braços que parecem ter sido infligidas por seu pai. Sua mãe, Agnes, diz que estava casada com um padre.
Em 1953, o fazendeiro que teve 33 de suas ovelhas morrer um dia também diz: "Há um novo sacerdote na igreja". Agnes e Tronte são novos na cidade (e alugam um quarto da mãe de Helge).

Claudia


Claudia é uma experiente viajante de tempo e em guerra com Noah para controlar o tempo de viagem.
Em 1986, Claudia é a cabeça da central nuclear que está no centro de Winden. Ela descobriu que houve um vazamento radioativo durante o verão. Os barris de resíduos nucleares são armazenados nas cavernas, esses produtos químicos são roubados pelo o estranho e alimentam o dispositivo fabricado pela Tannhaus que ele usa para destruir / criar o loop de tempo.
O cão de Claudia desaparece em 1953 através das cavernas e volta novamente em 1986, onde Claudia a encontra. Claudia está ciente do tempo de viagem (e em 1986 é dado o livro de Tannhaus A Journey Through Time de Helge) e parece ser a principal oposição a Noah. Ou ela é? Nós realmente não estamos claros se ela é uma boa ou uma maldade até o final.

É Claudia quem dá os planos do dispositivo a Tannhaus e convence o estranho para corrigi-lo para que ele possa destruir o loop de tempo. Noah diz que ela mentiu para o estranho, mas não é como se ele fosse terrivelmente confiável de qualquer maneira. Há a sensação de que os dois lados que podemos seguir na segunda temporada são Helge e Noah vs Jonas (o estranho) e Claudia. 

Helge

Helge é o pai de Peter e o sogro de Charlotte. Ele também é dono da adega do tempo-viagem (em 2019 e 1986 certamente). Helge é um peão de Noé, e trabalha com ele para seqüestrar e depois encobrir os assassinatos das crianças.
A linha de tempo de Helge é super complicada ....


Helge é uma criança em 1953. Ulrich a partir de 2019 remonta no tempo e conhece o jovem Helge e tenta matá-lo batendo na cabeça com uma rocha e despejando-o na adega do tempo-viagem. Mas Helge não está morto. Quando o adulto Jonas desencadeia a máquina construída pelo relojoeiro e pelo especialista em viagens de tempo Tannhaus (como sempre, mais sobre ele mais tarde) com a intenção de fechar o gusano, em vez disso, ele cria isso, ligando Jonas adolescente e filho-Helge que estão ambos na adega de tempo de viagem - Helge em 1953, Jonas em 1986.
Eles se aproximam e ao fazê-lo, Jonas é catapultado para o futuro (presumivelmente 2052). Não está claro exatamente o que acontece com Helge neste momento, mas nós imaginaremos que este é o ponto em que Noah teria ido recrutá-lo - isso é confirmado pelo filho de Helge, Peter, que diz que seu pai foi sequestrado quando criança 1953.


Enquanto isso, em 2019, também aprendemos com Peter que Helge teve um acidente em novembro de 1986. O velho Helge em 2019 tem demência, mas começa a ter vários ataques de consciência (parcialmente provocada pela percepção de Ulrich de que Helge foi responsável pelas mortes). O velho Helge afirma que pode consertar coisas e mudar o passado e o futuro, e ele sai do centro de cuidados onde ele vive para voltar no tempo até 1986.
Lá, ele tenta conversar com Helge de meia-idade sem trabalhar com Noah. Mas Helge, de meia-idade, não vai ouvir o seu eu mais antigo e, em vez disso, volta para Noah, levando o velho Helge a tentar matá-lo em um acidente de carro.
O velho Helge só consegue matar seu eu mais velho e ferir o Helge de meia-idade, que, consequentemente, perde a entrevista programada que deveria ter com a polícia. Uma entrevista que possivelmente poderia levar a polícia a perceber que ele estava envolvido nos desaparecimentos de crianças e poderia ter parado o todo ...

Causalidade

Ao longo de Dark há paradoxos, como o acima, onde alguém viajando no tempo acaba por ser a causa da coisa que eles haviam viajado no tempo para evitar.
O Estranho cria o loop de tempo tentando destruí-lo. Ele só é capaz de fazê-lo com a máquina construída pela Tannhaus, mas Tannhaus só sabe como completar sua máquina porque o estranho traz uma versão completa (mas quebrada) do futuro.


Noah tem um livro que parece traçar todos os eventos antes de eles terem acontecido (certamente até 2019), o que implica que ele poderia ser de um futuro ainda mais - possivelmente 2052 - ou apenas um perito time-traveller que estudou os eventos das eras diferentes. Isso também implica que há um elemento da idéia de Fate aqui - que tudo sempre será exatamente como é e é impossível mudar o passado ou o futuro.

Pedro


Peter é o filho de Helge e o marido de Charlotte, que é policial trabalhando com UlrichEle foi enrolado na questão do tempo em 2019, quando ele está na adega (que pertence a Helge) fazendo a "Oração da Serenidade" na noite do desaparecimento de Mikkel quando o corpo de Mads (o irmão de Ulrich que desapareceu em 1986) subitamente caiu através do teto.
Ele chama Tronte (pai de Mads) que aparece com Claudia, que diz que devem levar o corpo até onde será encontrado. É provável, portanto, que ele seja incluído na questão do tempo-viagem.

Mikkel e Jonas


Mikkel é revelado como o pai de Jonas - também conhecido como Michael (que se mata no prólogo e deixa a nota com instruções para não lê-lo até Mikkel já ter viajado no tempo). Mikkel viaja de volta a 1986 e não consegue voltar ao seu tempo. Abatido e por conta própria, ele finalmente foi levado para o hospital onde ele encontra a enfermeira Ines.
Eles formam um vínculo e quando é hora de ele ser descarregado, Ines leva Mikkel em vez disso. Mikkel diz a Ines que ele é do futuro, embora ela não acredite no momento. Mais tarde, ela percebe (porque Mikkel nasceu e cresceu em Winden para se tornar o menino que conheceu antes de desaparecer), mas não tenta impedir que ele desapareça de novo.
Martha, a irmã de Mikkel e o interesse amoroso de Jonas, é de fato a tia de Jonas - o que ele percebe e, portanto, a rejeita.

Bartosz



Ele era um amigo de Jonas em 2019, mas porque descobre que Jonas se juntou com Martha (antes de saber que ela era sua tia), apesar de ser namorada de Bartosz, ele se vira contra Jonas.
Bartosz é contactado por Noah, que faz várias previsões sobre coisas que acontecerão através de seu livro especial, tudo o que ele obtém correto, e consegue convencer Bartosz a confiar nele. Bartosz é, portanto, susceptível de se juntar TEAM NOAH. Claudia é na verdade a avó de Bartosz - no entanto, seus pais disseram que ela estava morta por isso estão muito afastados. Algumas pessoas da Reddit consideram que Noah pode realmente ser Bartosz. Não temos certeza, mas é plausível.

Aleksander e Regina


Aleksander é um jovem que ajuda a jovem Regina (filha de Claudia) em 1986. Regina pergunta a sua mãe se ela vai dar um trabalho a Aleks na usina e Claudia eventualmente, embora seja um trabalho secreto na caverna.
Aleks assumiu a identidade de outro homem. Seu verdadeiro nome é Boris Niewman - nós o vemos enterrar dois passaportes (o próprio e o Aleksandr Köhler real) junto com uma arma na floresta. A jovem Hannah vê-lo fazer isso em 1986. Em 2019, ela usa essa informação para chantageá-lo para que ele "arruine a vida de Ulrich" depois que Ulrich termina seu caso.

O futuro

No final do final, Jonas está em algum tipo de futuro distópico. Ele encontra-se em uma cabine com fotos da versão passada, presente e futura dos habitantes da cidade presos à parede com artigos e links que os juntam. Enquanto ele se aventura fora, ele é golpeado na cabeça com a ponta de uma arma.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários