Como viralizar no Instagram: 3 dicas fáceis!

Para ter uma conta de sucesso no Instagram é preciso fazer um post se tornar viral. Quando sua foto fica relevante em várias hashtags ou aparece na aba explorar como primeira foto mais vista, você consegue aumentar o seu número de seguidores, comentários e ganha milhares de curtidas de pessoas que realmente gostaram da sua foto, isso porque você ficou no alcance do tráfego organico no Instagram.

Mas para consegui isso, você precisa colocar em prática alguns métodos que vão te ajudar. Primeiro de tudo é necessário se planejar para saber como, quando e o que postar no Instagram. Vou te explicar tudo agora!

O que significa 'ser viral no Instagram'?

Para poder criar conteúdo viral para o instagram, é preciso ter certeza do que significa "se tornar viral".

Ser viral significa adquirir um alto poder de circulação na internet, alcançando grande popularidade entre as pessoas. Isso de acordo com o dicionário.

Mas não há uma regra para definir em que ponto um conteúdo se tornou viral, mas há meios para fazer com que uma foto seja viral no instagram. É preciso levar em consideração vários fatores de influência, como o número de visualizações, o número atual de seguidores, o total de compartilhamento e a taxa de engajamento. Tudo isso conta muito. 


Para ter uma conta de sucesso no Instagram é preciso fazer um post se tornar viral. Quando sua foto fica relevante em várias hashtags ou aparece na aba explorar como primeira foto mais vista, você consegue aumentar o seu número de seguidores, comentários e ganha milhares de curtidas de pessoas que realmente gostaram da sua foto, isso porque você ficou no alcance do tráfego organico no Instagram.


Então, como se tornar viral no Instagram?

Para fazer com que as suas publicações sejam exibidas na seção "pesquisar" (antigo explorar) e "mais relevantes" (em páginas de hashtags) é preciso entender como o algoritmo faz classificação:

  • Antigamente, apenas a quantidade de curtidas e comentários era suficiente para o algoritmo do Instagram classificar um conteúdo como relevante.
  • Hoje, a rede social implementou mais dois insights de peso: o salvar e o compartilhar (no story ou com outras pessoas). 

                          O conteúdo que receber mais curtidas, comentários, 
                                      ser salvo e compartilhado em pouco tempo é 
                                      imediatamente classificado como relevante, porque 
                                      está recebendo engajamento

Assim como o "em alta" do youtube, o algoritmo do instagram também valoriza se o engajamento da publicação está vindo de outros locais, e não apenas da página inicial através dos seguidores!


Como criar conteúdo viral para o Instagram?

Existem algumas regras básicas que você deve ter em mente se quiser levar suas postagens para esse nível:

1 - Crie conteúdo relevante
2 - Publique no momento certo
3 - Utilize as hashtags corretas

1 - Crie conteúdo relevante

Você precisa encontrar conteúdo relevante para o seu público e que tenha grande potencial de se tornar viral no Instagram.

Conteúdo relevante é aquele que realmente é útil para a sua audiência, que ajuda, que inspira, que convida o seguidor a salvar ou compartilhar para que mais pessoas vejam aquele post.

Uma das estratégias mais inteligentes do marketing de conteúdo é pesquisar algumas palavras-chave relacionadas ao seu nicho e ver  que aparece: que tipo de conteúdo é tendência? o que o seu público-alvo gosta de ver? Se inspire em outras contas, veja o que os influenciadores digitais estão falando no momento.

2 - Publique no momento certo

Usando as análises do Instagram você consegue identificar quais dias e horários o seu público está online. É importante sempre publicar no momento certo, dessa forma a sua publicação tem mais chances de receber engajamento e tornar viral.

3 - Use as hashtags corretas

Desde 2016 eu sempre falo muito do uso das hashtags, e provavelmente você já ouviu muito sobre elas. Existe uma estratégia de hashtags que sempre ajuda a ganhar exposição máxima e ficar classificada na seção de "mais relevantes" de várias hashtags, de uma única vez. 

3 níveis de popularidade de hashtags:

  • Hashtags de popularidade alta: Essas recebem uma atualização de imagens muito alta, isso significa que suas imagens ficarão visíveis durante pouco tempo e rapidamente serão enterradas por novas fotos.
  • Popularidade média: Essas hashtags ajudam a melhorar o tráfego da sua conta, uma vez que elas recebem novas atualizações num espaço de tempo suficiente para fazer sua foto ser vista por outras pessoas.
  • Popularidade baixa: As hashtags de popularidade baixa, geralmente, são mais especificas. Entretanto, essas tags nos dão mais chances maiores de ir para a seção "mais relevantes" e permanecer lá por muito mais tempo, alcançando assim novas pessoas.
Depois que o Instagram passou a permitir seguir hashtags, as publicações que são marcadas como relevantes conseguem alcançar ainda mais pessoas, pois elas também aparecem no feed das pessoas que estão seguindo a tag. Dessa forma, você continua aumentando seu alcance sem precisar pagar por anúncios!

Como usar hashtags para se tornar viral no Instagram

O Instagram permite usar 30 hashtags por publicação. Esqueça as fakenews envolvendo shadowban e o mito de usar apenas 10 hashtags, pois o Instagram já desmentiu. Se a rede social permite 30 hashtags, você deve usar todas com muita sabedoria!

Para se tornar viral no Instagram usando essa estratégia, primeiro você precisa encontrar as hashtags onde a sua conta tem potencial de ficar como publicação mais relevante.

  • Anote 30 hashtags relevantes dentro do seu nicho. 
  • Visite cada uma das hashtags e dê uma olhada nas principais publicações delas. 

You Might Also Like

0 comentários