Cronograma capilar como fazer e quais produtos usar

Uma forma de recuperar os fios danificados têm ganhado bastante atenção, nos últimos tempos. O cronograma capilar é um programa elaborado com o objetivo de seguir uma série de tratamentos, visando melhorar a saúde e o aspecto geral das madeixas.

O cronograma capilar é um programa elaborado com o objetivo de seguir uma série de tratamentos, visando melhorar a saúde e o aspecto dos cabelos.

O que é?

Tratamento capilar: Uma técnica de tratamento capilar que tem o objetivo de deixar o seu cabelo mais hidratado, nutrido e saudável.


Quem pode fazer?

Todo mundo: Cabelos que sofrem agressões como secador, chapinha, babyliss, sol, poluição, mar e piscina e principalmente quem utiliza químicas regulamente.

Benefícios

Cabelo saudável: Fios hidratados, nutridos, cheios de brilho e maciez, sem frizz e com elasticidade natural restaurada. 

O cronograma capilar é um programa elaborado com o objetivo de seguir uma série de tratamentos, visando melhorar a saúde e o aspecto dos cabelos.

É claro que você não precisa seguir essa imagem e pode criar o seu próprio cronograma e, até mesmo, na frequência que for possível para você, pois de fato nem todo mundo tem tempo para lavar o cabelo 3 vezes na semana.

Um fator de grande importância para o bom resultado do cronograma é segui-lo com disciplina. Afinal, para que suas madeixas recebam todos os ingredientes da reparação com qualidade, é fundamental manter a sequência de atividades.


Independente se o seu cabelo está ressecado, danificado por alguma química ou mesmo saudável, o cronograma capilar pode de te ajudar a recuperar os seus fios, devolvendo o seu brilho, maciez e força e deixá-lo cada vez mais saudável.

Aprenda a fazer seu cronograma capilar em casa e sem gastar muito!

O Cronograma capilar consiste em uma rotina de tratamentos dos fios com a finalidade de garantir que os seus cabelos estão tendo todas as suas necessidades atendidas: hidrataçãonutrição reconstrução.

Os resultados do cronograma capilar não são imediatos, bem como o resultado de cada etapa, que dependerá do seu cabelo, pois, cada um reage melhor à uma etapa e a um tipo de produto.

Portanto, seja paciente durante o seu tratamento. Você poderá perceber mudanças significativas alguns meses depois (entre 2 e 3 meses) e poderá continuar fazendo o cronograma capilar por quanto tempo achar necessário.

Quais são as etapas do cronograma capilar?

As etapas do cronograma capilar consistem justamente nas necessidades do seu cabelo citadas acima e, de acordo com a aparência dos seus fiosvocê mesma pode identificar qual etapa do cronograma capilar o seu cabelo está precisando mais.

ATENÇÃO: Entre uma etapa do cronograma capilar e a próxima deve-se respeitar um intervalo de 48 horas para que os fios absorvam os nutrientes.


Etapas do cronograma capilar — HIDRATAÇÃO

Eu sou leiga no assunto, logo, não é minha especialidade falar sobre todas as propriedades químicas do cabelo, — e, na verdade, também não é muito necessário que você se aprofunde — por isso, peguei as informações no Minha Vida, que estão bem completas e objetivas.

A hidratação tem por objetivo repor a água dos fios e ela é imprescindível à todos os tipos de cabelos, sejam eles saudáveis ou danificados. Cabelos que precisam de hidratação são opacossem brilho e embaraçam facilmente.

Para essa etapa, escolha máscaras de hidratação que contenham: PantenolExtratos, vegetais, Glicerina, Colágeno, Lanolina, Lecitina, Aloe vera, Vitaminas, Sacarose, Óleo de jojoba e Óleo de rícino.

Você pode hidratar seus cabelos de 15 em 15 dias ou até semanalmente, contudo, sem exageros para não obter o resultado inverso!


Etapas do cronograma capilar — NUTRIÇÃO

A nutrição (também chamada de umectação) repõe os "óleos" dos fios (lipídios - gorduras) e auxilia que eles não percam esses nutrientes e água novamente.

Cabelos com desalinhados, com frizz e volume em excesso necessitam de nutrição, que pode ser feita semanalmente, caso os seu cabelo não seja muito oleoso e, até duas vezes na semana se for mais ressecado.

Mas lembre-se de nunca exagerar para evitar coceiras, descamação, obstrução da saída dos fios e outros problemas decorrentes do excesso de oleosidade.

Nas etapas de nutrição, escolha máscaras de nutrição que contenham: CeramidasÓleos vegetais (óleo de coco, azeite de oliva, óleo de abacate, manteiga de tutano, óleo de argan, óleo de linhaça, óleo de uva, óleo de amêndoas) e Manteigas vegetais (manteiga de karité, manteiga de murmuru, manteiga de cacau, manteiga de cupuaçu, manteiga de macadâmia, manteiga de tutano).


Etapas do cronograma capilar — RECONSTRUÇÃO

Visto que o cabelo é formado por água, lipídeos e proteínas, a última etapa do cronograma capilar consiste em repor a massa dos fios e contribuir para o seu fortalecimento.

A reconstrução é um pouco menos simples que as demais etapas do cronograma e, se feita em excesso, pode causar justamente o efeito contrário: deixar os fios rígidos e quebradiços. Portanto, não use ingredientes em excesso e faça reconstrução apenas uma vez por mês ou, no máximo de 15 em 15 dias se o seu cabelo estiver muito danificado.

As máscaras de reconstrução normalmente contém aminoácidos como: queratina, colágeno, creatina, arginina, cisteína.

Como fazer o cronograma capilar?

Você deve criar a sua própria rotina de tratamentos, de forma que atenda às necessidades que os seus fios mais precisar. 

Basicamente, você deve lavar seu cabelo com shampoo (qualquer um ou, se preferir, um específico para hidratação, nutrição e reconstrução), aplica uma máscara adequada à etapa e, se quiser potencializar seus resultados, pode acrescentar à ela algum ingrediente que vá melhor ainda mais os seus fios e, por fim, enxágua e utiliza o condicionador da sua preferência (qualquer um ou, se preferir, um específico para hidratação, nutrição e reconstrução).

Algumas ideias de hidratação caseira:

Hidratação capilar com ovo:

Ingredientes:
-3 colheres de máscara
-2 colheres de áçucar
-1 ovo
 
Melhora o cabelo ressecado, poroso e com frizz. O resultado é cabelo mais forte e com muito brilho.

Hidratação capilar com café:

Ingredientes:
-máscara de hidratação
-1 colher de café em pó
-1 colher de açúcar
-1 colher de azeite

Misture todos os ingredientes da hidratação até obter um creme homogêneo. Lave o cabelo e retire o excesso de água dos fios. Aplique a hidratação mecha a mecha enluvando bem. Deixe agir 30 min. Enxágue e finalize como desejar.

Hidratação capilar com babosa:

Ingredientes:
-3 folhas de babosa
-1 colher de azeite de oliva ou óleo de coco
-2 colheres (de sopa) de máscara de hidratação de sua preferência.

You Might Also Like

0 comentários