Hidratações caseiras para ter cabelos perfeitos

Soluções caseiras para hidratação capilar muitas vezes são melhores e bem mais baratas. você pode usar essas receitas para criar o seu cronograma capilar, pois tem uma receita específica para cada etapa.

Soluções caseiras para hidratação capilar muitas vezes são melhores e bem mais baratas. você pode criar o seu cronograma capilar.

Hidratação: Iogurte e açúcar

O iogurte é ótimo para hidratação e o açúcar, além de deixar os cachos mais macios, ajuda a diminuir o frizz.

Ingredientes:

  • 1 pote de iogurte natural
  • 2 colheres de açúcar

Modo de fazer e usar:

Basta misturar os dois ingredientes num recipiente, mas sem deixar o açúcar derreter completamente, pois os grãos irão ajudar a esfoliar o couro cabeludo.

Lave os cabelos apenas com xampu e aplique a mistura massageando bem. Deixe agir de 30 a 40 minutos usando touca plástica ou outra coisa que
ajude a manter a umidade dos fios. Passado esse tempo, lave os cabelos apenas com o condicionador e pronto! 

Obs: O ideal é usar iogurte natural, mas você também pode usar outros tipos como iogurte de mel, chocolate, etc. Evite apenas aqueles iogurtes que tem pedaços de frutas pois vai levar uma década para retirar esses pedaços dos seus cachos.


Nutrição: Maionese e azeite de oliva

Se você tem cabelos cacheados ressecados, vale a pena investir nessa nutrição capilar.

Ingredientes:

  • Maionese
  • Azeite de oliva

Modo de fazer e usar:

Basta misturar duas colheres de maionese com uma colher de azeite de oliva extra virgem.

Aplique a mistura nos cabelos sujos, ou seja, não é preciso lavar os cabelos antes de aplicar a nutrição. Distribua a mistura do comprimento até as pontas, e evite aplicar na raiz.

Deixe agir de 15 a 20 minutos usando touca plástica e depois lave normalmente com xampu e condicionador.

Obs: O óleo pode deixar o cabelo pesado e com aspecto ensebado, por isso é necessário lavar os cabelos com xampu após a aplicação. Essa nutrição também pode ser usada como pré-shampoo.


Reconstrução: Banana e ovo

Ingredientes:

  • 1 banana madura
  • 1 ovo

Modo de fazer e usar:

Bata a banana (sem casca) no liquidificador e acrescente o ovo inteiro (sem a casca obviamente hsuahs).

A banana é ótima para diminuir o frizz dos cabelos cacheados e proporcionar brilho aos fios. Já o ovo recupera a fibra capilar deixando os fios saudáveis.

Aplique nos cabelos já lavados com xampu e deixe agir por 30
a 40 minutos com a touca plástica.

Se você está na dúvida sobre para que serve a reconstrução capilar, dá uma olhada nesse outro post sobre Diferença entre hidratação, nutrição e reconstrução para entender melhor.

Obs: Algumas pessoas utilizam apenas a gema do ovo, outras apenas a clara, mas de fato ele pode ser utilizado inteiro e não deixa cheiro se o cabelo for lavado corretamente.


A seguir você vai conhecer os inúmeros benefícios da gelatina para a saúde dos fios, que por conter dois ativos importantes para a recuperação capilar que são o açúcar e o colágeno que são capazes de devolver brilho e maciez às suas madeixas em poucos minutos.
O colágeno por si só devolve elasticidade aos fios e promove o rejuvenescimento e fortalecimento. 

O que é colágeno? 

Colágeno é uma proteína responsável por dar sustentação, elasticidade e firmeza a partes do corpo que não precisam de ossos como pele, articulações, cabelos e unhas.
 O colágeno é produzido naturalmente pelo organismo mas há casos em que sua taxa de produção diminui bastante se não mantiver uma dieta rica nessa proteína por exemplo e também após os 25 anos de idade o colágeno tende a diminuir a sua produção. Ele é responsável por manter as células unidas e firmes, tornando-se indispensável para uma aparência jovem e saudável. E no caso dos cabelos, o colágeno forma uma matriz onde minerais se fixam para deixá-los mais fortes e brilhantes. O colágeno também é responsável por reter a umidade dos fios o que evita que eles fiquem ressecados.


Benefícios do açúcar para os cabelos:

Já o açúcar também presente na composição da gelatina tem o poder de selar as cutículas dos cabelos, diminuir o frizz , dar brilho, combater o ressecamento e ainda age como um esfoliante capilar, eliminando resíduos. O resultado é um cabelo alinhado e com muito brilho.
O açúcar é rico em vitaminas do complexo Bvitamina C e alguns minerais como zinco, cálcio, ferro, fósforo e magnésio. O açúcar contém ainda em sua composição um ácido que é o PCA, que é  altamente umectante e atua diminuindo o pH do cabelo o que ajuda para fechar (selar)  as cutículas e combater o ressecamento e pontas duplas.

A gelatina ainda tem em sua composição vários aminoácidos com ação hidratante como a prolina e a glicina, que também são importantes para elasticidade da pele. No cabelo, esses dois aminoácidos são responsáveis por manter a umidade dos fios evitando o ressecamento e pontas duplas.

Então, pelos fatores listados acima é que a gelatina é eleita uma aliada na etapa de reconstrução capilar (quando associada a uma queratina líquida). Se você segue um cronograma capilar essa receita é ótima pra você.


Como Hidratar Os Cabelos Com Gelatina?

Ingredientes:


Metade de um pacote de gelatina incolor
1 colher de óleo vegetal de sua preferência (azeite de oliva extra virgem, óleo de côco ou óleo de rícino)
2 colheres de máscara de hidratação de sua preferência
1 colher de sopa de bepantol líquido (opcional para potencializar a receita)

Observação: Para potencializar ainda mais essa hidratação e fazer uma verdadeira RECONSTRUÇÃO CAPILAR acrescente algumas gotas de queratina líquida de sua preferência.


Modo de preparo


Misture todos os ingredientes em um recipiente de plástico com ajuda de uma colher até obter uma mistura homogênea.

Aplicação:
Passo 1: Lave bem os cabelos apenas com shampoo de sua preferência e depois retire o excesso de água com ajuda de uma toalha.

Passo 2: Com os cabelos úmidos separe mexa por mexa com ajuda de um pente e aplique a nossa mistura em cada mexa e espalhe com o pente e com os dedos.

Passo 3: Deixe agir por 20 a 30 minutos nos cabelos com uma touca térmica de alumínio, mas se não tiver pode ser de plástico.

Passo 4: Lave bem os cabelos e aplique um condicionador e depois deixe secar naturalmente ou seque com secador.

You Might Also Like

1 comentários