Tipos de argila e seus benefícios para a pele

As argilas têm recebido atenção especial devido a suas inúmeras propriedades e benefícios, como a capacidade de limpar, acalmar, nutrir e revitalizar a pele, por meio da eliminação de toxinas e do estímulo da circulação sanguínea.

Embora o uso de argilas em tratamentos estéticos pareça estar em alta agora, há registros que apontam seu uso há milênios. Desde a antiguidade, gregos e egípcios já faziam tratamentos de beleza usando máscaras argilosas; no Egito, cerca de 50 a.C., Cleópatra utilizava argila em máscaras e banhos.
As argilas têm recebido atenção especial devido a suas inúmeras propriedades e benefícios, como a capacidade de limpar, acalmar, nutrir e revitalizar a pele, por meio da eliminação de toxinas e do estímulo da circulação sanguínea.


O que é argila?

A argila é um material natural, terroso, de granulação fina, que adquire certa plasticidade quando umedecida com água. Ela pode ser encontrada em diversas alturas e profundidades. Habitualmente, as argilas são extraídas de jazidas a céu aberto e são encaminhadas às indústrias para manipulação e processamento.

Quais os benefícios da argila?

Os benefícios mais conhecidos relacionados a argila são a purificação da pele, ação tensora, cicatrizante e eficácia no combate a oleosidade da pele.

As argilas possuem diferente cores, mas não é a cor que define seus benefícios, e sim sua composição. 

Cada argila contém um conjunto de minerais únicos e isso depende da origem geológica dela, ou seja, do local da mina e das rochas existentes. E é esse conjunto de minerais que faz com que a argila tenha propriedades terapêuticas específicas: anti-inflamatória, cicatrizante ou desintoxicante. Então o fato de uma argila vermelha de uma mina apresentar ação anti-idade, não significa que outra argila vermelha, de outra localidade, vai oferecer o mesmo benefício. No geral, toda argila tem propriedades interessantes.

Por isso, os resultados que as argilas proporcionarão a pele vão depender da composição de cada argila.

Os tipos de argila e seus benefícios para a pele

1 - Argila branca:

Também chamada de caulim, a argila branca possui elevada quantidade de alumínio, o que lhe oferece propriedades cicatrizantes. Ela apresenta ação clareadora, facilita a circulação sanguínea e promove ação antisséptica, sendo eficaz no controle da acne. Também auxilia na eliminação de toxinas da pele e ativa a regeneração celular, revitalizando e fortificado o tônus da pele. 

2 - Argila Verde:

Também chamada de montmorilonita, a argila verde é rica em silício e zinco, oferece atividade adstringente e purificadora. Possui maior variedade de oligoelementos, tem pH neutro, possui ação secativa, emoliente, absorvente, antisséptica, bactericida, cicatrizante e analgésica.

Na estética corporal, a argila verde auxilia no combate da celulite. E na estética facial é indicada para peles oleosas, pois regula a produção sabácea.

3 - Argila vermelha:

A argila vermelha é rica em cobre e óxido de ferro com propriedades tensoras, elementos importantes na respiração celular. Ela tem ação reguladora do fluxo sanguíneo e vascular, garantindo conforto e suavidade para peles sensíveis, além de restaurar a firmeza e elasticidade da pele, suavizando rugas e linhas de expressão.

4 - Argila Rosa:

A argila rosa é uma mistura de argila branca e vermelha. Ela possui efeito hidratante, antioxidante e calmante, é muito usada em peles desidratadas, delicadas e envelhecidas.

5 - Argila preta:

Com alto teor de alumínio e silício, a argila preta é uma das argilas mais raras, é obtida de grandes profundidades e raramente é encontrada pura. Este tipo de argila vem associado a materiais orgânicos e à água, formando uma lama viscosa e de cor escura. Possui ação anti-inflamatória, cicatrizante e desintoxicante.

6 - Argila amarela: 

Rica em silício e potássio - componente catalisador para a formação base de colágeno da pele - a argila amarela tem ação adstringente, purificante, hidratante, efeito tensor, ativa a circulação e combate o envelhecimento cutâneo. 

7 - Argila Roxa:

Rica em magnésio, a argila roxa tem poder de hidratação da pele e auxilia na manutenção do colágeno, essencial para manter a pele com aspecto mais jovem.

Como a argila atua na pele?

O efeito da argila é definido pela contração e endurecimento da máscara após a evaporação da água, sendo que desta maneira suas propriedades são compreendidas. 

Quando a argila é aplicada, estabelece-se um sistema de troca entre seus elementos - o Ferro, Silício, Manganês, Alumínio - e a pele.

A presença destes elementos regula a queratinização da pele e a secreção sebácea, melhorando os quadros de acne. Também trabalha na renovação celular, revitaliza, nutre e hidrata, elimina os radicais livres e, com isso, retarda o envelhecimento. 

  • Ainda ativa a circulação sanguínea
  • Promove melhora na elasticidade e firmeza
  • Suaviza manchas e possui efeito tensor
Como usar argila no rosto?

1º passo - Higienização: Retire toda a maquiagem ou qualquer produto de beleza que tenha aplicado na pele com a ajuda de um sabonete, demaquilante ou água micelar.

2º passo - Preparar a máscara: argila + água purificada + óleo essencial (opcional).

3º passo - Aplique uma camada de 1cm da máscara de argila em todo o rosto ou apenas nas áreas desejadas, sempre evitando a região dos olhos e lábios.

4º passo - Após 20 minutos, retire a máscara com água gelada. Finalize com algum cosmético nutritivo ou hidratante.

You Might Also Like

0 comentários