Como tratar unhas fracas e quebradiças?

Uma unha saudável é dura, flexível e elástica, capaz de resistir aos impactos mecânicos do dia a dia. As unhas das mãos crescem cerca de 3 mm por mês. Esse crescimento é contínuo e recebe vários estímulos hormonais e nutricionais.

Por isso, unhas fracas e quebradiças, na maioria dos casos, são decorrentes de alterações e carências no organismo, principalmente de vitaminas.
Uma unha saudável é dura, flexível e elástica, capaz de resistir aos impactos mecânicos do dia a dia. As unhas das mãos crescem cerca de 3 mm por mês.


Qual é a melhor vitamina para unhas fracas?

A BIOTINA, uma das vitaminas do complexo B, aparece com frequência em suplementos para fortalecimento das unhas, pois atua formação da pele, unhas e cabelo.

Como cuidar das unhas fracas e quebradiças em casa?

As unhas fracas e quebradiças podem ser facilmente tratadas em casa, e o seu tratamento pode envolver pequenas mudanças de hábitos, são eles:

1. Não retirar as cutículas
2. Hidratar regularmente
3. Usar lixas suaves
4. Lixar em uma direção
5. Evitar removedores de esmaltes com acetona
6. Fazer camadas de esmalte

1. Não tire as cutículas
A retirada das cutículas danifica a matriz das unhas, deixando-as mais fracas e quebradiças. E quanto mais você tira essa pele, mais ela cresce, afinal, é uma proteção natural do corpo.

2. Hidratante regularmente
Ela resseca com facilidade por estar sempre exposta ao sol e ao vento e, também, porque sempre está sendo lavada ou desinfectada com álcool em gel, o que diminui sua oleosidade natural

A unha é altamente permeável à água. Quando bem hidratada, ela fica macia e opaca, mas quando a hidratação está em falta, a unha fica seca e quebradiça.

3. Use lixas suaves
É preciso ter cuidado ao usar esse tipo de lixa, principalmente quem possui unhas frágeis.

Por isso, as lixas de metal e as de vidro/cristal são as mais indicadas, pois são suaves e não provocam fissuras.

4. Lixe as unhas em uma direção
A direção que você lixa as unhas também é importante: elas sempre devem ser lixadas em uma direção única e não com movimentos de vai e vem, para evitar microfissuras que só são percebidas quando as unhas agarram no cabelo.

5. Evite removedores de esmalte com acetona
Solvente responsável por dissolver e remover o esmalte rapidamente, seca excessivamente as unhas e a pele ao redor delas, o que pode causar alergia, rachaduras, descamação e manchas. Geralmente, eles possuem ingredientes emolientes que dissolvem o esmalte sem prejudicar a saúde das unhas

6. Faça camadas de esmaltes ou bases
Ao contrário da crença popular, as unhas não precisam respirar. Elas recebem seus nutrientes e oxigênio da corrente sanguínea e não do ar. Então, mantê-las esmaltadas é o melhor caminho para quem quer unhas longas e resistentes.

You Might Also Like

0 comentários