Tratamento caseiro para fortalecer e crescer unhas

As unhas dos dedos das mãos tornam-se quebradiças porque ficam muito secas, o que faz com que fiquem rígidas e se quebrem com facilidade, ou porque estão úmidas demais, o que as deixam macias com tendência a se partir. As unhas podem se tornar muito secas e se dividirem nas pontas se forem expostas ao calor seco, detergentes, produtos químicos, acetona ou removedor de esmalte em excesso.

Uma unha saudável deve aliar o uso de produtos específicos, cuidados diários e especialmente uma ingestão suficiente de proteínas, vitamina A e complexo B e sais minerais como zinco, iodo, ferro e cálcio.
As unhas dos dedos das mãos tornam-se quebradiças porque ficam muito secas, o que faz com que fiquem rígidas e se quebrem com facilidade

Uma má alimentação e a escassez dos nutrientes citados resultam em unhas que se tornam fracas, se quebram com maior facilidade e frequência, descamam, apresentam manchas e se tornam irregulares.

Além disso, a hidratação das unhas é importantíssima. Recomenda-se beber bastante água e usar hidratantes específicos para suas unhas.

Hidrate também as cutículas. Além de cutículas hidratadas, as mãos também merecem atenção especial. Contato direto com produtos de limpeza, pó, poluição e agentes químicos fazem com que a pele fique ressecada e, consequentemente, que as unhas fiquem fracas e quebradiças.

Uma boa solução é usar um creme hidratante, pois ao mesmo tempo que hidrata intensamente, cria uma película protetora contra os agentes externos nocivos à pele e às unhas.


Sintomas de doenças que se notam nas unhas

● unhas quebradiças – hipo ou hipertireoidismo, carências vitamínicas, problemas circulatórios, uso excessivo de produtos químicos

● ondulações na superfície das unhas – doenças da matriz ungueal (onde a unha nasce), psoríase ou outros processos infecciosos

● unhas com variação de cor (metade vermelha, metade branca) – problemas renais

● unhas com manchas azuladas ou arroxeadas – problemas pulmonares

● unhas grossas ou amareladas – fungos

● unhas grossas – traumas na matriz, sapatos apertados ou distúrbios circulatórios

 riscos marrons – é preciso investigar melanomas na sua pele

E mais uma série de aspectos que só um médico habilidoso no diagnóstico pela observação das unhas (uma prática da Medicina Tradicional Chinesa) poderá te orientar no tratamento.


Então, para os casos acima você deverá, urgentemente, consultar um bom médico mas, se o seu caso é leve, dê uma olhada nas dicas a seguir. Essas são para uso rotineiro, para uma melhor manutenção das suas unhas pois, como todo organismo, elas precisam de hidratação e alimentação, para além de um corte higienizante de vez em quando.

10 remédios caseiros para ajudar nas unhas fracas

1. Máscara de azeite de oliva

Diariamente, aplique azeite de oliva nas unhas e deixe atuar por 20 minutos (ou aplique à noite, antes de dormir). O azeite de oliva vai te ajudar a manter as unhas alimentadas, hidratadas e, consequentemente, mais fortes.

2. Azeite de oliva com suco de limão

Se você juntar suco de limão ao azeite de oliva vai conseguir clarear um pouco as unhas. Mas, tenha o cuidado de não sair ao sol com essa máscara nas mãos pois o limão é fotossensibilizante e você vai é conseguir belas queimaduras na ponta dos dedos, ok?


3. Massagem com cebola

Unhas enfraquecidas pode ser falta de vitaminas (A e E, por exemplo), ou minerais como o ferro e o enxofre. A cebola é uma boa opção natural para resolver o problema.

Pique uma meia cebola e ponha em um pote que te permita mergulhar as mãos e cobrí-las com os pedaços. Ou faça buracos em meia cebola grande e coloque os dedos dentro. Essa máscara, massagem, com cebola, deve ser mantida por 20 minutos. Após esse tempo, deixe as mãos e unhas secarem naturalmente

4. Alho

Se você rói as unhas, experimente passar alho nelas antes da manicure – o alho vai ajudar a combater micoses e bactérias. Mas, o melhor mesmo será você deixar esse mau hábito de lado, não é?

5. Óleo de rícino

Para as unhas o óleo de rícino é excelente por sua riqueza em vitamina E. O ideal é você aplicar o óleo de rícino nas unhas, com um algodão, e deixar secar naturalmente. Também são adequados os óleos de jojoba, amêndoas, alecrim e argan.


6. Esmaltes são bons? Só se forem de ótima qualidade

Se você usa esmaltes, escolha sempre os que não contenham qualquer ingrediente corrosivo em sua composição (formaldeído ou tolueno, por exemplo). Pelo mesmo motivo, se você for alérgica só use esmaltes hipoalergênicos e, se for mexer com produtos químicos, por exemplo, use sempre luvas.

7. E as cutículas, para que servem?

Evite retirar as cutículas, elas são uma proteção natural às unhas que protegem contra fungos, bactérias e vírus. Mantenha-as hidratadas e, se precisar, empurre-as suavemente.

8. Uma receita de fortalecedor para as unhas?

Misture o conteúdo de um esmalte-base (considerando o que foi explicado acima, ou seja, uma base transparente e de boa qualidade) com 3 dentes de alho amassados, meio limão e uma cápsula de vitamina E. Você pode bater tudo com um mixer, ou amassar bem amassadinhos o limão e os alhos, coar em um pano e misturar o suquinho no esmalte com a ampola (assim usará o mesmo vidrinho com pincel, fica mais prático).

Pincele diariamente, à noite, todas as unhas e deixe secar naturalmente. Quando já estiverem fortalecidas (tenham ultrapassado a crise) passe a fazer uma manutenção semanal com esse esmalte fortalecedor, que também é controlador de infecções diversas, por conta do alho.

9. Alimentação saudável é essencial para ter unhas fortes

Diariamente, escolha alimentos ricos em vitamina B (peixe, frutos do mar, lácteos, carne, fígado ou cereais como o arroz e o trigo), vitamina E (azeite de oliva, vegetais de folha verde, ovo ou frutos secos), proteínas de boa qualidade. Mantenha uma dieta saudável que esta já é meio caminho andado.

Alguns produtos para unhas:

Óleo fortalecedor para unhas e cutículas, Granado: A marca promete repor o silicone da queratina natural das unhas deixando-as fortes, protegidas e mais saudáveis. Pode ser aplicado por cima do esmalte, sem alterar a cor e o brilho.

Creme nutritivo Mavala: É um creme nutritivo para unhas quebradiças e danificadas. Composto de aminoácidos essenciais, pilídios e vitaminas, sua ação nutritiva e hidratante, restauram a elasticidade da unha, melhorando sua condição geral e deixando-as saudáveis e resistentes.

You Might Also Like

0 comentários

ANUNCIO 2

ANUNCIO 3